quarta-feira, 27 de março de 2013

Atividade Avaliativa do Módulo 16

Por uma humanização curricular

Atualmente percebemos a tamanha preocupação que os dirigentes escolares têm ao construir o currículo escolar. Sabendo que este trata de todas as práticas vivenciadas dentro da escola, o diretor tem que considerar a heterogeneidade, a diversidade cultural e o contexto sociocultural do aluno a fim de obter uma educação humanizada.
Os educandos em seus diferentes ritmos, comportamentos, conhecimentos, visões de mundo, permitem a troca de experiências acrescentando valores e enriquecendo o ser humano, por isso deve-se atentar a heterogeneidade na construção do currículo. É necessário também discutir sobre um currículo multicultural incluindo nele a questão da diversidade, deixando para trás, aquela cultura dominante.
Dessa forma, o professor, por meio de diálogo entre os agentes da educação, alunos, comunidades e respeitando o contexto sociocultural dos mesmos, deve propor atividades diversificadas para as crianças, considerando suas necessidades e tempo de aprendizagem, deve ainda promover interações entre os colegas e acreditar neles sempre. Como Paulo Freire, devemos incentivar e alimentar a esperança na busca de se fazer um mundo e um currículo humanizado.
Portanto, a humanização da pedagogia por esta perspectiva é aprender com os analfabetos, respeitar os conhecimentos simples, acreditar na pessoa e não fragmentar o ensino, reconhecer a importância do outro, levando a esperança, a solidariedade, se comprometendo com a vida. Freire buscava nova base, fundamento da vida humana em busca de construir caminhos que levam para um futuro melhor e mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário